domingo, 4 de janeiro de 2009

Uma Série de Desgraças

(Clica no título em cima e descobre o site)
Lemony Snicket's , A Series of Unfortunate Events (2004)
Realizado:
Brad Silberling
Com: Jim Carrey, Meryl Streep e Jude Law(narrador)
Como dissemos ontem, ultimamente as televisões têm apostado em bom cinema. As tickets não têm tido tempo para ir ao cinema :( buahhhhh ....Mas temos visto televisão, e por isso queremos aproveitar para falar de mais um filme, que a SIC exibiu na semana passada.
Este filme é simplesmente espectacular, para quem gosta de fantasia, acção e uma boa dose de moralidade.
Conta a história de 3 crianças que, depois de terem perdido os pais num incêndio misterioso, vão parar às mãos de um tio malvado, um actor meio maluco, que só está interessado na fortuna dos pequenos Baudelaire.
Os irmãos Baudelaire, são especiais. Violet é a irmã mais velha, tem um espírito inventivo que activa sempre que prende o cabelo. Klaus é o irmão do meio, devora livros e lembra-se sempre de tudo quanto lê. Sunny ainda é bebé e tem a capacidade mais estranha: adora morder coisas.
Há medida que o tio, conde Olaf os vai tentando apagar do mapa para herdar a fortuna, os três irmãos vão conseguindo escapar, e acabam por ser entregues a novos tutores.Mas o tio nunca desiste e mesmo depois de terem tirado os pequenos de sua guarda, ele persegue-os. Através de sucessivos disfarces, vai tentando chegar até eles, assassinando os tutores. Mas os irmãos conseguem sempre reconhecê-lo e acabam por escapar.
Até que finalmente, arranja uma forma de conseguir a fortuna sem ter de os matar: se conseguisse casar com Violet, teria direito à fortuna; uma vez que Violet ainda era menor.
Mas o fim, não contamos. Vamos reflectir apenas um pouco, sobre a moralidade do filme.
Este filme é baseado em três livros de Daniel Handler, e é narrado por Jude Law, que dá voz ao escritor Lemony Snicket que nos avisa desde logo, que aquela não será uma história a que estamos habituados a ouvir. É um filme que nos faz lembrar um pouco do estilo de Tim Burton, e que merece que tu o vejas, quer pelas interpretações fantásticas de Jim Carrey e de Meryl Streep, quer pela qualidade virtual de algumas cenas e claro, pela magia que nos envolve e nos faz ficar presos a esta história.
Este filme fala um pouco do drama real das crianças orfãs, que têm de se safar sozinhas das garras de pessoas malvadas e mal intencionadas. É a própria personagem de Jim Carrey que no final do filme, que nos diz momentos após ter sido desmascarado : “But It´s all your fault… this children tryed to warn you all the time. But no one believes in Children!” Pensamos que esta frase diz muito, sobre aquilo que se passa no mundo real. Muitas crianças são maltratadas, e apesar de tentarem avisar os adultos, ninguém acredita nelas.
Pensamos que é um filme fantástico, que consegue dizer muitas verdades a que muitas vezes fechamos os olhos. Cumpre um importante papel junto do público. O cinema é isto, a capacidade de construir mensagens.
Só não as percebe, quem não as quer ou recusa a compreender. Palmas again e desta vez à concorrente, a SIC.
8 em 10 estrelas
Por: Olga

Sem comentários: