domingo, 25 de janeiro de 2009

Call Girl(2007)

It´s all about the money
Realização: António Pedro Vasconcelos
Com: Nicolau Breyner, Joaquim de Almeida, Soraia Chaves, Ivo Canelas
Pois é, vamos falar de um filme que causou furor nas nossas salas de cinema. Fala de sexo, corrupção, tem palavrões... e é português!
Muita gente já desistiu do cinema português justificando com as razões que acabamos de enunciar. No entanto, temos tendência a sermos um pouco rigorosos, púdicos e severos para com o cinema português. Se pensarmos bem, em relação aos palavrões, qual é o filme estrangeiro que não utiliza o calão, a gíria o que quiserem.... ou que não tenha cenas de sexo ou de nudez. Em relação a este último ponto, este filme, até não tem muitas cenas de sexo...
Depois temos a perseguição, estigma e preconceito a que estas actrizes ficam sujeitas, depois de participarem em filmes que envolvam sexo, palavrões ou nudez...
Temos de ser justos, admitir que Soraia Chaves está fantástica neste filme. Temos de admitir que a interpretação é excelente. Não vale a pena negar que é inevitável sentirmos um pouco de dor de cotovelo, todas nós gostariamos de ter um corpalhão assim... mas c´est la vie... não nos podemos vingar sendo injustas.
O filme tem palavrões e é realmente chato ouvir palavrões quando não estamos habituados hihihi, mas se reflectirmos, é uma questão de semiótica. Quando está em inglês se calhar não associamos tanto o significado ao significante. Em português , quase que nos arranha os ouvidos, o significado está logo ali no tónico daquelas palavras. Mas pensem, em inglês o que importa dizer Fuck, Bitch? Já digitar em português estas palavras é humanamente impossível para as tickets... engraçado não é? isn´t the same thing?

Aplaudimos o filme, temos de avaliar mediante o contexto português e comparando-o com o que se tem feito. Na nossa opinião, está bem realizado e bem escrito, o resultado é positivo!

Por: Olga Pinto

4 comentários:

Lize disse...

Pode parecer que não vos tenho ligado nenhuma, mas tenho :P Só que a maior parte dos filmes não vi, ou quase que não ouvi falar para além do título, por isso não comento :)
Já este, bem, adorei :) Sem dúvida que dentro do contexto Português, foi 5 estrelas. E a Soraia Chaves, o Nicolau Breyner... Demais mesmo :)


Beijocas :)

Red Dust disse...

É certo que não é um filmaço, mas foi uma agradável surpresa, depois de ler as 'metralhadas' da crítica. É um bom exemplo de que o cinema nacional também pode ser para todos. E claro tem a Soraia... :)

7/10.

Beijinhos.

tickets4three disse...

Lize,obrigada pela tua visita, é importante.

Red Dust, este filme é para maior de 16 eheheh ;) e sim a soraira está mesmo ao maior nível.

*ena que tenha de enfrentar uma sociedade ainda um pouco fechada como a nossa.

Beijokasssss

Unknown disse...

Isto é que foi postar ah???

Muito bem. Tão a ir a um bom ritmo.

Quanto ao filme. Confesso que não tive a oportunidade de ver. Mas realmente concordo especialmente com aquela parte dos palavrões. Realmente "incomoda" um pouco ouvir em português. Tornou-se demasiado banal na lingua inglesa mas no nosso país não é assim tão linear. Bem visto :p Também tinha pensado nisso por acaso.

Bjs