quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

No Country for Old Men

Este País não é para Velhos (2007)
Realização: Ethan e Joel Cohen
Com:Tommy Lee Jones, Javier Bradem, Josh Brolin
Mais um filme espectacular. Este filme tem tudo. Tem os actores, o argumento, a energia. Mexe e não é pouco.
Quem é que pode ficar indiferente aqueles olhos the Anton (Javier Bradem)? Ficamos totalmente rendidas ao talento deste actor que transpira maldade por todos os poros, neste papel.
Sheriff Ed encarna um poder ultrapassado, ineficaz, que segue as pistas certas mas atrasado... uma crítica à necessidade de reformar a polícia. Os tempos são outros, e por isso é que o "país não é para velhos..."
Llwelyn (Brolin) é outro personagem excelente, que, na sua inocência gananciosa, na sua capacidade de sobrevivência, nos vai provando que também ele é um smart ass ;)
Aquela máquina de matar gado, não poderia ser a arma mais adequada para este vilão cheio de estilo. A frieza com que decide entre matar ou não matar, atirando uma moeda ao ar, fingindo ser Deus na sua calma perturbadora, torna Anton uma das personagens mais loucas e interessantes de sempre. "People always say the same thing: You don´t have to do this!"
A parte mais stressante e louca foi aquela que que Anton fala com o velho da loja. As falas e as interpretações são tão loucas que nos misturam os sentimentos, não sabemos se rimos ou se sentimos medo.
No final percebemos que este mundo já não tem lugar para a lógica, para os sentimentos, para os bons sheriffs que não dão uso às suas armas... o Mal vence.
"Brávô" aos Brothers Cohen!
8.5 em 10
Por Olga Pinto


6 comentários:

Red Dust disse...

Um filme forte, com uma história linear (algo diferente para os Coen) e um fantástico Bardem. Uma parábola à luta do Bem contra o Mal que convida à reflexão sobre o que é o mundo de hoje.

9/10.

Beijinhos.

tickets4three disse...

Sim! Red, um mundo frio e impiedoso. è um filme maior, mas na nossa opinião There Will be Blood merecia mais o Óscar...

mas também não ficamos tristes!Adoramos o filme. Engraçado que nem toda a gente gostou dele, ou percebeu a mensagem. Mas isto só prova ua coisa: quando não percebemos temos a tendência a dizer que não gostamos. É quase uma atitude defensiva. É mais confortável, por isso mais fácil dizer o " não gostei" ou " que "shit de filme"... enfim....
desculpa lá... é que hoje tivemos uma discussão familiar acerca deste filme. hihihih mas desistimos, porque chegamos à conclusão que o cinema é belissimo precisamente por isso, pelas diferentes sensações, emoções e interpretações que proporciona!

beijokihas Red ;)

ps.bem que podias ser Azul... é uma côr bem mais gira cá pra nós hihihihi!!

Unknown disse...

Um filme muito bom sem dúvida. Mas desta feita dou um pouco menos que vocês :p

Já agora, só por curiosidade, vocês nunca discordam nas opiniões acercas das fitas?

Bjs

PS: War still exists. Watch out for my Nagasaki bomb :p

Guilherme Teixeira disse...

Bem, acho que vou finalmente ver este filme no fim de semana. Mais um daqueles eternamente adiados mas não passa deste fim de semana...

Depois digo-vos se concordo com a vossa opinião...

bjs

Fernando Ribeiro disse...

Um grande filme Tickets. :)

Concordo com vocês quando falam, e bem, da interpretação de Javier Bardem. Uma representação perfeita e que ajudou a levar mérito merecido ao trabalho dos Coen. Depois de Fargo, o filme até então mais prestigiado das suas carreiras, têm agora No Country for Old Men como um dos seus maiores sucessos.

Beijinhos

tickets4three disse...

Fifeco! -.-

What do you mean? Better watchyour back okay? ehehehe

Fernando R. Agora queremos vê-lo em Vicky Barcelona... mas não deve ter tanta piada, Bardem já sem a sua super killer machine...
eheheh
Uma máquina daquelas dava um jeitaço às vezes! hihihihiih

GUi! Depois não te esqueças de passar e de nos dizeres o que achaste do filme :D

Beijos a todos ,
excepto ao Fifeco claro :P