segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire

Slumdog Millionaire(2008)
Realização:Danny Boyle, Loveleen Tandan
Com:Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Freida Pinto
Ainda há quem acredite no destino e de que o mesmo está escrito... sabe-se
lá por quem. Pessoalmente, prefiro acreditar que o destino de facto existe, mas que é escrito por nós. Mas temos de admitir que uns - mais do que outros - têm a felicidade de contar com um factor sine qua none:a sorte, ou se quisermos, a lotaria natural... O facto de se nascer aqui ou ali, de crescer dentro do tempo ou fora dele, de encontrar ou de perder o amor, de pertencer a este ou aquele corpo... etc etc.

No fundo a grande questão está no facto de na maior parte das vezes, não percebermos que as respostas para as decisões mais importantes que tomamos, estão em tudo aquilo que vivemos e passamos na vida. O que temos é de confiar em nós próprios e em mais ninguém.

Quem quer ser milionário é um filme que nos consegue fazer reflectir acerca do quão díficil é fazer acreditar que há uma recompensa possível que nos espera em relação ao nosso percurso de vida. Um filme que nos mostra o contraste dos mundos e a influência mediática do mundo Ocidental, em parte por culpa de um mundo Globalizado, ou ainda como há quem diga "Glocalizado". Mundos que se fundem numa onda de contrastes, mas que permanecem iguais a eles mesmos: Racionais ou sonhadores, em que acreditar, pertenceremos de facto a alguma destas qualidades?
É um filme que nos inspira para a crença de que um dia se merecermos seremos recompensados, um filme que nos proporciona diferentes tipos de sensações e que de facto merece ser visto.
Se merecia ou não o óscar, não sei dizer, mas que é um filme excelente, é.
Who the f* cares?
8.5 em 10
Por: Olga Pinto

9 comentários:

Guilherme Teixeira disse...

Realmente foi um filme fantástico. Muito sinceramente gostei mais dele do que do Benjamin Button. Mas enfim, são gostos e os gostos são relativos...

E o veredito do Brick caras tickets? Estou há já uma semana à espera de saber o que acharam dele...

Anónimo disse...

porra Gui, já ao tempo que falas do brick... Se elas quisessem ver o filme já o tinham visto não?? Deixa de chatear as moças sim? :)

Álvaro Martins disse...

Slumdog Millionaire é de facto....um barrete autêntico. Por isso se explica o sucesso comercial que teve. Mas isto sou eu a falar...já é normal eu discordar das meninas ou as meninas gostarem do que eu não gosto :)
Mas mais desiludido estou por ver que já há quase duas semanas que as meninas se andam a baldar. Exames? é isso? Se for isso compreendo, mas se não...não há perdão :)

Bjs

Guilherme Teixeira disse...

Portanto Álvaro, se percebi bem, se um filme tem sucesso comercial é porque é um barrete?
Desculpa mas não concordo contigo, o Slumdog é efectivamente um bom filme muito bem construído. E para mim muito melhor do que o Estranho Caso de Benjamin Button. Mas pronto, opiniões são opiniões...

E sim, realmente as meninas andam a baldar-se muito...

Álvaro Martins disse...

Melhor que o Benjamin?!! Não concordo, mas aceito até porque a diferença de qualidade está mesmo na arte do Fincher e não no menino bonito do Pitt. Mas, como disseste, são opiniões.
E, não querendo generalizar, basicamente é isso, quando um filme tem um sucesso comercial enorme como o caso deste Slumdog e do Benjamin, ou são grandes obras-primas ou barretes. Estes são barretes. E o Milk, e o The Reader....a mesma coisa. São filmes claramete feitos para agradar Hollywood.
É a minha opinião.

Abraços

Guilherme Teixeira disse...

Bem vistas as coisas um filme com enorme sucesso comercial ou é uma obra-prima ou um filme mediano ou um filme mau. Mas isso também acontece com filmes que são sucessos pequenos e até mesmo filmes que não têm sucesso nenhum.
Parece-me bastante redutor tentar ligar o sucesso dos filmes com a sua qualidade pois são dois factores que não têm ligação nenhuma.
Mas isso é a minha opinião.
Quanto às ligações com a Academia e serem feitos a pensar nos óscares aí sim, já concordo contigo, são de facto filmes para agradar mas não são barretes. Também acho que a Academia devia ter nomeado/premiado outros filmes mas de entre os que nomeou realmente pareceu-me que o Slumdog foi um merecido vencedor.

Argonauta disse...

penso que o que o Álvaro queria chegar e é o que eu também acho o é que o filme não é nada de especial, considerando o facto do mesmo realizador ter feito um dos meus filmes preferidos de todos os tempos as known as Trainspotting, ora ver este filme apenas me entristece ainda mais, sim porque aquele The Beach... percebem onde quero chegar?
Ora um 8.5 a este filme é para mim muito exagerado eu teria-lhe dado um 5 por pena só por causa do Trainspotting. Ora este é um filme com um argumento básico, ganhar o concurso por amor, wow never seen that before, mas sim isto é o tipico filme de hollywood, e o que é um típico filme de hollywood? são estes filmes em que já sabemos o final e ainda só vamos com 5 minutos de filme, já sabemos o desenvolvimento das personagens(quando o há), utiliza todos so clichês do livro(aquelas cenas parvas como por exemplo já reprararam que em todos os filmes com cenas de funerais está sempre a chover?), ora o filme não é nunhuma obra-prima, utiliza actores pouco conhecidos pelo menos eu não conhecia nenhum o que já é bom, normalmente iria usar um ou outro nome mais sonante, não posso dizer que detestei de todo o filme, não! mas 8 óscares?? demasiado na minha opinião por mim não teria ganho nenhum mas não saberia dizer qual o vencedor porque vi poucos filmes de 2008. Este filme é um daqueles filmes que gosto de chamar "filmes-que-não-pago-para-ver-pois-podemos-ver-daqui-a-uns-anos-num-domingo-à-tarde-na-SIC-ou-TVI" i rest my case, quem gostou? respeito obviamente, mas por favor vejam o trainspotting e digam-me que isso é que era um filme merecedor de 8 óscares.

Anónimo disse...

Por onde andam as Tickets? :(

Beijinhos

Portal Cinema disse...

Aproxima-se o grande Fim-de-Semana Especial do Portal Cinema dedicado à Animação Clássica da Disney. Gostaríamos que os nossos leitores fizessem parte deste grande ciclo cinematográfico dedicado aos filmes que imortalizaram a infância de várias gerações e que ainda hoje continuam a alimentar sonhos de inúmeras crianças. Desta forma, o Portal Cinema lança um desafio a todos os nossos leitores amantes de cinema e apreciadores dos clássicos da Disney para nos enviarem até Sexta-Feira, uma critica ou texto opinativo, sobre os maiores clássicos da Animação da Disney. O vosso texto será postado e assinado com o vosso nome e posteriormente será arquivado na nossa extensa biblioteca que é visionada por milhares de pessoas mensalmente. Não perca esta oportunidade de se expressar sobre os filmes que marcaram a nossa infância e que conquistaram um merecido lugar na história da 7ª arte. Enviem os vossos textos até Sexta-Feira (17 de Abril) às 23.00 horas. Todos os textos próprios, serão postados.

Email - portalcinema@hotmail.com